sexta-feira, 10 de abril de 2015

As Leituras que me Marcaram #2

Hoje venho com um clássico para a minha geração.
As pessoas nascidas nos anos 90 e que adoram ler, provavelmente, tal como eu, ganharam essa paixão graças a esta série. Esta série que depois passou para o grande ecrã e que cresceu connosco.
Mesmo aqueles que não gostam de ler cresceram acompanhando o Harry, a Hermione e o Ron. 
Quem não sabe quem eles são? E de certeza que já sabem de que série estou a falar, e que autora é prendada com esta minha paixão.

Claro que acertaram! Claro que estou a falar da J.K. Rowling e da tão famosa série Harry Potter, o feiticeiro mais famoso!

Tive que ir ao baú buscá-los para tirar esta foto.




Na primária tinha colegas minhas que só falavam nesta história, nestes feiticeiros, nesta escola fantástica que era Hogwarts, e a curiosidade ia crescendo em mim. Também queria saber coisas sobre o assunto, também queria poder entrar nas brincadeiras e nas conversas, delirar com esta escola.
A primeira vez que tive acesso a esta série foi através de uma prima, que me emprestou o livro que, mais tarde, a minha mãe comprou para eu ficar com ele. E depois disso nunca mais parei. A maioria foram oferecidos pela mãe em festas de anos, mas outros também foram oferecidos por outras pessoas, no Natal, como foi o caso da Ordem da Fénix, oferecido pela patroa da minha mãe. Nunca mais me esqueci, tal deve ter sido a minha alegria quando descobri com que aquele embrulho me presenteava.
Foram horas e horas a ler, ficar tão agarrada à história que não queria parar nem dormir. Ficar sem eles porque era apanhada, às tantas da manhã, a ler, e arranjar maneira de os trocar e os poder continuar a ler.
Desde que tenho lembranças minhas, que me lembro de andar sempre a mexer e remexer em livros. Livros antigos, velhos, que iam deitar fora e que a minha mãe trazia para casa. Livros que eu, na minha inocência de criança, riscava e os estragava. Coisa que hoje me arrependo. Bastante.
Mas estes foram verdadeiramente os meus primeiros livros. Os MEUS primeiros livros! 
Foram os livros que me deram a paixão e vício pela leitura. Foram os livros que acompanharam a minha infância e adolescência, e que depois os vi serem transformados em algo real e que podia ver no grande ecrã (pequeno, porque nunca os vi no cinema). Que me fizeram vibrar de alegria e entusiasmo, chorar com a morte do tão fofinho Dobby.

Estes livrinhos tão muito marcadinhos, mas bem conservados. E continuo a guardá-los com grande carinho. 
Quantas vezes os li? Alguns perdi a conta. Os últimos provavelmente só os li uma vez. 
E os filmes? Vistos e revistos. Tinha o Prisioneiro de Askaban em VHS, em português, e vi aquilo tantas e tantas vezes que até já sabia as falas de cor.

Muitas foram as edições especiais que houveram deles, uma delas em capas mais escuras e misteriosas. Bem giras! Outra edição de coleccionador, em capa dura e a imitar couro. Ainda há outra edição em que as lombadas todas juntas criam uma imagem do castelo. E deve de haver muitas mais!
Agora houve uma reedição com umas capas novas tão, mas tão giras, que dão vontade de os comprar de novo só para os guardar!



Harry Potter 15 Anos 


Mas eu cá continuo a guardar as primeiras capas. As capas infantis que conheci. As capas originais dos livros pelos quais me apaixonei.

E a vós, quais foram os livros que vos fizeram apaixonar pela leitura?

Sem comentários: