quarta-feira, 15 de abril de 2015

As leituras que me marcaram #4


Desta vez não venho com um livro, mas com dois!
Resolvi juntá-los, porque ambos marcaram o início da minha adolescência. Li-os e reli-os vezes sem conta!
São livros juvenis, com uma escrita simples e leitura leve.




A Lua de Joana
de Maria Teresa Maia Gonzalez


Acho que este livre dispensa apresentações. Toda a gente o conhece, não? E até me admira como é que ainda não virou livro, com tanta fama que tem. Ainda por cima faz parte do Plano Nacional de Leitura.
É um livro que passa de geração em geração. Que pudemos ler e reler sem nos cansarmos.
Gostava muito da lua da Joana. E gostava de ler todas as reviravoltas que a sua vida teve, e como ninguém se apercebeu de nada. É fácil os problemas de um adolescente passarem despercebidos, né?



Sinopse:
Ao lermos a «Lua de Joana», não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena…Foi já há quinze anos que «A Lua de Joana» foi publicada. Com mais de 300 000 exemplares vendidos nas suas inúmeras edições, com traduções em seis países, impôs-se como uma referência incontornável na literatura juvenil portuguesa e mundial.

Número de páginas: 176

Pode adquiri-lo > Online Aqui <
(está com 10% de desconto. Preço original - 7,07€ )







Susana no Colégio
de Marie Louise Fischer


Este livro era da minha irmã mais velha. É um livro que se lê de forma rápida, com uma escrita muito simples. Até imagens tem! Ou seja, é um livro bastante juvenil!
Lembro-me que gostava de o ler porque gostava do facto de a personagem principal ter ido para um colégio interno. Não sei, talvez por culpa do Harry Potter, sempre tive essa fantasia, de estar num colégio interno. Estúpido, eu sei!


Sinopse/resumo:
Este livro conta a história de uma adolescente que adora a mãe, e que se vê obrigada a separar-se dela, e a ser obrigada a ficar num colégio interno porque, os pais, que se estavam a separar, acharam que era o melhor para ela. Ela já estava muito apegada à mãe, e com a separação, poderiam apegar-se mais, o que seria injusto para o pai.
Neste colégio ela faz novos amigos (o que lhe tinha custado deixar a sua melhor amiga para trás!) e tem direito ao seu primeiro beijo!
Será que vai continuar a querer abandonar o colégio?



Pelo que sei, o livro já não se encontra à venda, infelizmente, e a sinopse/resume foi escrito pelo que me lembro da história. E já não a leio há anos!

Aproveitem estas sugestões para cativar jovens adolescentes à leitura! Pelo menos, com o primeiro livro. Com o segundo, só descobrindo algum à venda pela net...



Sem comentários: