quinta-feira, 23 de julho de 2015

A Minha Vida é um Filme - A Estreia - Opinião

Olá!

Se estão à procura de uma leitura leve e fluída, este é o livro que vos recomendo para este Verão:

5/5

Sim, viram bem. Eu dei-lhe 5 estrelas!!

A protagonista da nossa história é uma adolescente de 16 anos, de seu nome Fani, e que adora cinema e DVD's.
Por causa desta sua paixão, na introdução encontrámos uma lista dos seus 55 filmes favoritos. Cada filme corresponde a um capitulo e, no início de cada capítulo, temos um pequeno trecho do filme correspondente a esse número, e que serve como uma pequena introdução ao que se vai passar nesse capítulo. De alguma forma, esses acontecimentos acabam por estar relacionados com o filme.
Adorei esta ideia da autora. Tornou o livro super dinâmico, com imensa citações giras, que nos dão que pensar. E fiquei com imensa vontade de ver uns quantos desses filmes.

Mas voltando ao livro, a Fani tem 2 melhores amigos: o Leo, um rapaz bastante popular entre o pessoal, e a Gabi, uma rapariga "revoltada", que não se rendeu aos telemóveis e que participa em tudo que seja manifestações. Bem de uma família rica e tem um estilo bastante peculiar.
A meio do livro aparece-nos a Natália, uma antiga amiga da Fani que, como foram para colégios diferentes, acabaram por se afastar. Porém, agora estão no mesmo colégio, mas como estão em turmas diferentes, essa amizade nunca chegou a reatar. Todavia, um certo dia, a Natália encontra a Fani muito abatida e vai ter com ela. A Fani acaba por desabafar com ela e, a partir daí, a Natália torna-se, de novo, uma grande amiga da Fani e presente ao longo do resto da história.

Agora vou-vos contar aquela parte "mais do mesmo", típica dos filmes de romance adolescente:

O Leo é o melhor amigo da Fani, mas esse sentimento acaba por evoluir. Ele tenta lhe dizer que gosta dela, mas ela anda tão absorvida com a sua paixoneta secreta pelo professor que nem percebe as indirectas.
Um dia, surge a oportunidade de ela participar num intercâmbio. Ela conta aos seus amigos, e todos ficam felizes por ela, excepto o Leo. O Leo afasta-se dela e aproxima-se da rapariga que ela mais detesta no Colégio, a Vanessa. Aquela proximidade é tanta que começam a namorar. A Fani sente ciúmes, e a Gabi tenta fazê-la perceber isso, mas ela recusa-se a admitir.
Mas coisas vão acontecendo, coisas que demonstram que o Leo gosta dela, e a Gabi inicia aí uma luta de tentar fazer a Fani ver isso e admitir que ela sente o mesmo, mas ela recusa-se a ver. Porém, um conjunto de acontecimentos (um CD oferecido no seu último aniversário [temos a capa, com a lista das músicas, no livro], um jogo relacionado numa aula em que ela tem declarações anónimas, uma festa em que ela dança agarradinha ao Leo, entre outras coisas) começam a abrir os olhos à Fani e a fazê-la ver que a Gabi tem razão. Mas daí até ela admitir que sente o mesmo... E depois começa a ser também uma luta contra o tempo, pois o Leo continua ausente e a data da sua viagem para o intercâmbio aproxima-se.

Conseguirá ela ir ainda a tempo de se declarar pelo Leo. E de conseguir que o amor que ele tem por ela não desapareça?
Haverá um final feliz, um final triste ou um final em aberto?

Agora, a minha opinião:
Este livro conseguiu transportar-me, completamente, para dentro da história. Eu voltei às peripécias da adolescência! O livro é está tão bem construído, não só com aquela coisa dos filmes que vos falei, como a lista das músicas e também partes das suas letras, temos também as conversas que a Fani e a Gabi têm no facebook, algo que torna a história bastante real e actual, temos também emails, cartas, conversas por telefone/telemóvel... Isto está tudo de tal maneira tão bem feito que eu consegui viver e sentir tudo aquilo! Eu ganhei um carinho enorme pelas personagens, eu stressei quando a Fani se recusava a admitir o óbvio, eu fiquei com vontade de lhe bater quando, mesmo com tudo à frente dos olhos, ela continuava a cismar que era impossível e a ser negativa. Eu suspirei, eu zanguei-me, eu fiquei empolgada,... até com lágrimas nos olhos fiquei naquele final tão querida e fofo, apesar de estar repleto de clichés!

Adorei completamente o livro, a história, tudo o que me fez sentir, e ainda bem que arrisquei conhecer esta série. Entrou para os meus livros favoritos e vou, sem dúvida, comprar os restantes e lê-los tudinhos!
Quero saber o que vai acontecer a seguir. Estou super curiosa! 

E, a sério, este livro é perfeito para uma leitura leve, descontraída e fluída que todos nós precisámos de ler no Verão.

Façam como eu e arrisquem! 



A Minha Vida é um Filme - A Estreia



http://www.wook.pt/ficha/a-estreia/a/id/15715410/?a_aid=526afaca39d15Páginas: 336
Editor: Editorial Presença


Sinopse:
Estefânia Castelino Belluz, mais conhecida por Fani entre os amigos, é uma adolescente igual a tantas outras, que leva uma vida pacata até surgir a possibilidade de ir fazer um ano de intercâmbio noutro país. De repente, parece que tudo se transforma num turbilhão. Como será morar num país diferente? Terá facilidade em fazer amigos? E o professor de Biologia, por quem Fani está apaixonada? Será que vai começar a trocar olhares com outra aluna quando ela se for embora? Já para não falar do seu melhor amigo, Leo, que desde que soube a notícia se afastou dela e começou a aproximar-se de Vanessa, a rapariga mais convencida da turma… Será que o filme de Fani se vai transformar num drama ou as melhores cenas da sua vida ainda estão para vir?

A Estreia é o primeiro livro da coleção A Minha Vida é um Filme!

 
 
Paula Pimenta


http://grupoautentica.com.br/img/blog/g/20150528110629.jpg
Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte, no Brasil, e formou-se em Publicidade. A sua verdadeira paixão sempre foi escrever, tendo em 2001 lançado a sua primeira obra, o livro de poemas Confissão. Em 2008 saiu o primeiro volume da série A Minha Vida É Um Filme, que se tornou um sucesso imediato, contando já com 100 mil exemplares vendidos. Em 2012 Paula Pimenta foi considerada umas das 100 pessoas mais influentes do Brasil e estima-se que actualmente venda em média 20 mil exemplares das suas obras por mês.




Boas Leituras! :)

1 comentário:

Tim disse...

Gostei do livro mas não vou comprar o resto da colecção, pelo menos por agora