quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O Guião Inesperado - Opinião

Olá, Olá!

Pensavam que eu tinha fugido? Nah, nah... Já cá estou de volta!
Simplesmente me dediquei à leitura e não andava com muita vontade para escrever e, vocês sabem, é preciso vontade e inspiração para se escrever. Sem isso, não se vai lá!
Mas, esqueçamos isto e vamos lá ao que interessa:

(AVISO: se não leram os livros anteriores, ide ler e depois voltem, pois encontraram aqui spoilers dos livros anteriores. E quem vos avisa, vossa amiga é :D)

O Guião Inesperado,
de Paula Pimenta





A Minha Opinião:

Este é o terceiro volume da série A Minha Vida é um Filme, conhecida no Brasil por Fazendo Meu Filme (FMF) e escrita pela autora brasileira Paula Pimenta.

Sendo o terceiro volume da série, não quero estar a falar muito sobre a história para não vos dar spoilers.
Neste terceiro livros, a Fani está de regresso ao Brasil e nos braços do seu amado. 
Após ter estado um ano fora, é tudo muito estranho. É estranho voltar a casa. A uma casa onde se sente deslocada. E a adaptação não está a ser propriamente fácil...
Muitas coisas mudaram na sua ausência, muitas coisas aconteceram e nada lhe tinha sido dito. Ela própria mudou muito. Já não se sente a mesma Fani que deixou o Brasil, há um ano atrás.
E a Gabi, logo no início do livro, irritou-me! Aqueles seus ciumes descabidos subiram-lhe à cabeça e ela foi muito mázinha! E bastante incompreensiva para com a Fani. Mas vá, a coisa lá melhorou.
E, aos poucos, tudo começa a voltar ao normal e, finalmente, a Fani está a viver a sua relação de sonho e com a pessoa que realmente ama!
Mas será que a relação é assim tão boa quanto aparenta? Teremos realmente aqui um final feliz? Não haverá ainda sombras do passado sobre eles?
Pois é, muitas coisinhas pairam aqui no ar, e vocês terão que ler para saber!! :)

A Paula Pimenta é uma excelente escritora. A leitura é super hiper mega fluída! Nós lemos 100 páginas num estalar de dedos. Nem damos por elas!
Apesar de ser uma história bastante cliché, ela soube dar-lhe um toque bastante especial e cativante!
Ela mantém neste volume o que tanto caracteriza esta série: a ligação com os filmes, colocando no início de cada capítulo uma citação de um filme e que, de alguma forma, está relacionado com o que se vai passar nesse mesmo capítulo, como uma espécie de introdução, e a referências a músicas, algo que caracteriza bastante o Leo e a relação entre ele e a Fani.
Neste livro ela também mantém os emails no final dos capítulos mas, desta vez, não se foca somente nos emails trocados com a Fani, mas em emails trocados entre todas as personagens. Isto leva-nos a ficar a conhecê-los melhor, a percebê-los melhor, a saber o que eles pensam e acham realmente das coisas, a conhecer um pouco mais da história para além de ser só o ponto de vista da Fani, e o que se passa em paralelo com aquilo que a Fani nos revela. Aquilo que se passa "por trás", e que influência a sua história.
Gostei bastante desta ideia da autora e achei-a muito útil para compreender melhor o porquê das coisas serem assim e não de outra maneira. E gostei muito de conhecer mais sobre as personagens e a relação entre eles e tudo mais.

Outra coisa que quero referir é que a Fani foi muito criticada pelos leitores. Que era imatura, influenciável, que dá uma má imagem daquilo que deve ser realmente um relacionamento,... e sei lá mais o quê.
Sinceramente, concordo com estas afirmações, mas não mudaria nada na história. A Paula Pimenta trabalhou muito bem a Fani. Não a tornou uma heroína, uma jovem de garra e força, um exemplo a seguir. Tornou-a real! Com defeitos, qualidades, a viver muito no mundo da fantasia. Eu adoro a Fani por causa disso. Acho que a autora soube levar bastante bem para aquele mundo de fantasia, de filme, a realidade. Aquilo que acontece realmente na vida real! A Fani não é um exemplo a seguir, mas sim um reflexo da realidade dentro dum mundo de fantasia. E eu adorei isso nesta série!
Também criticaram muito o Leo e sim, neste livro dá uma imagem muito má, péssima dele! Que até se compreenderia, tendo em conta os acontecimentos, mas não desculpável! Porém, antes de o criticar, já pensaram em continuar a ler a série? Se calhar o Leo quis passar essa imagem, mas na realidade, aquilo não é nada verdade. As aparências enganam, né?
E eu aconselho bastante a que continuem a leitura para desfazerem essa má imagem que criaram do pobre rapaz.

E pronto, é isto! Já escrevi muito. E se vocês leram isto tudo, são os maiores!!! xD

 Classificação: 4 estrelinhas - Muito Bom!

Querem saber mais?
Neste livro, a Fani cria um blogue. E sabiam que o blogue existe mesmo? Visitem-no em http://www.filmesdeamorzinho.blogspot.pt/

Se quiserem saber mais sobre esta série, ouvir as músicas que são referidas nestes livros, ver vídeos, saber mais sobre os livros da autora, e muito mais, não deixem de visitar o site da autora: www.paulapimenta.com.br/
Sobre estas edições:
A Editorial Presença está, sem dúvida, de parabéns! Estas edições são lindas! Muito mais bonitas que as originais (desculpem caros leitores brasileiros, mas é verdade).
E adoro vê-las com os marcadores iguais às capaz. É tão perfeito... Até se "come" só de olhar! eheh
Estas edições são mais pequenas que os livros "normais", são super leves e de preço bastante acessível! (este é o volume mais caro da série)
Por acaso, é das edições que mais gosto, de todos os livros que tenho!


Sobre esta série:
Sabiam que, em breve, esta série chegará ao grande ecrã? Pois é. Lá no Brasil já está tudo a ser tratado para que isso aconteça. E tem data prevista para 2016, segundo a autora.
Ai, estou bastante ansiosa por ver esta série em filme!! Será que também vai chegar a Portugal? Eu espero bem que sim *-*


Música que marca este livro:
(quem o ler irá perceber *-*)








O Guião Inesperado
de Paula Pimenta 
https://estrelasnocolo.files.wordpress.com/2014/11/60890003_guiao_inesperado.jpg 
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 424
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722354073
Preço à data do post: 13,90€ (13,21€ no site WOOK [10% de desc])

 






Sinopse
Regressada ao Brasil após um ano de intercâmbio em Inglaterra, Fani mal pode acreditar que vai finalmente começar a viver o tão adiado romance com o rapaz dos seus sonhos, o Leo. Porém, o destino parece decidido a atrapalhar-lhe os planos. Desde os problemas com as amigas, passando pelos exames de acesso à faculdade e pelos conflitos com a mãe, tudo parece querer roubar-lhes o tempo em conjunto. Mas é só quando o passado vem bater-lhe à porta outra vez na pessoa de Christian que as discussões entre os dois namorados começam…


CITAÇÃO DA AUTORA PAULA PIMENTA:

«Neste terceiro livro, Fani vai ter que amadurecer ainda mais. Agora, ela vai ter de pensar qual curso de faculdade realmente é o mais indicado para ela e deverá readaptar-se à antiga vida ao voltar do intercâmbio. Como consequência, irá passar por alguns conflitos familiares. Pela primeira vez, ela vai vivenciar a experiência de um namoro sério e vai ter de viver situações inteiramente novas por causa disso», afirma a brasileira bestseller Paula Pimenta.




Opiniões dos livros anteriores:

A Estreia
Na Terra da Rainha



Em breve voltarei com a opinião dos últimos volumes desta fantástica série juvenil.
Estejam atentos ;)

Até à próxima e boas leituras*
Mafalda Alves

2 comentários:

Tim disse...

ainda bem que gostaste

Laís Lima disse...

Sou brasileira (assim como Paula Pimenta). Ela com certeza é a MELHOR autora que temos.
Beijos da colônia :*