quarta-feira, 4 de novembro de 2015

TAG Hábitos de Leitura

Olá, Soberanos!
No booktube anda a loucura! Toda a gente a responder a esta Tag, e eu já a tinha registada para responder mais tarde.
Porém, uma bloguer, Sabores e Dissabores Literários, tagou-me para responder, e claro que não lhe podia fazer a desfeita, né?
Assim, já não faço mais tarde. Faço agora.
E também porque acho esta TAG gira. Uma forma de nos conhecermos melhor ;)

Então cá vai!





1. Tens um lugar específico na casa para ler?
Tenho, sim. A minha caminha.
Eu só tenho o hábito de ler à noite, antes de dormir, por isso, só leio na minha cama, praticamente.




2. Marcador ou Pedaço de Papel?
Marcador!
Antes, quando não tinha marcadores, usava etiquetas de roupa giras que guardava. Agora que tenho muitos (as coisas mudam, graças a Deus!) uso sempre marcadores. Ou o que trás o livro, ou alguns dos meus, oferecidos ou feitos por mim.
E sempre que vou à Bertrand peço marcadores. Isto porque gosto de guardar os livros que leio sempre com um dentro.





3. Consegues parar simplesmente de ler ou tem de ser sempre no final de um capítulo ou a um certo número de páginas?
Prefiro terminar sempre no final do capítulo. Ou tento terminar no final da página. Mas se for interrompida e que tiver que parar, não tenho problemas em parar em qualquer sítio.



4. Comes ou bebes enquanto lês?
Não. Eu na cama só bebo chá ou leite quando estou doente, por isso, como é onde costumo ler, não tenho esse hábito.
E também porque teria medo de sujar o livro :b


5. Música ou TV enquanto lês?
De preferência, nada! Gosto de ler no silêncio.


6. Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Prefiro ler um de cada vez. Mas se o livro estiver a ser aborrecido ou assim, costumo intercalar com outro mais leve e que eu saiba que goste.


7. Ler em casa ou em qualquer lugar?
Prefiro ler em casa, mas também leio em transportes (o que custa, porque enjoo muito facilmente, por isso, só leio um bocadinho e depois sou obrigada a desistir) ou em salas de espera.

8. Ler em voz alta ou silenciosamente?
Sem dúvida, silenciosamente. Acho que interiorizo melhor a história e a vivo mais.

9. Lês para a frente e/ou pulas páginas?
Confesso que sim xD Não passo à frente, nem pulo páginas, mas quando a curiosidade é muita, confesso que vou ler um bocadinho das páginas mais à frente. E não, não tenho problemas com isso. Os spoilers não me fazem diferença. Fazem-me é ter mais vontade de ler, de saber como aquilo aconteceu. Conhecer os pormenores que os spoilers não nos fornecem.


10. Quebrar a lombada ou mantê-la como nova?
Se conseguir, claro que a quero como nova!
Mas há livros que isso é praticamente impossível. São grossos e, ao lê-los, quebrar a lombada é inevitável. Fico triste, claro, gosto de ter os meus livros direitinhos. Mas não é nenhum drama :)
Dou-vos o exemplo do livro O Império Final. Inevitavelmente, a lombada ficou dobrada, mas mal se nota, porque não a quebrei mesmo!





11. Escreves ou fazes anotações nos livros?
Escrever, não!
A única coisa que escrevo é o meu nome e a data de aquisição por dentro da contra capa, ou atrás da orelha de trás. Antes escrevia a caneta, agora até o faço a lápis.
Mas claro que, quando surge citações que gosto, marco-as com um post-it.
Comecei a fazer isso recentemente, porque antes somente as apontava num caderno. Agora faço as duas coisas.
E confesso que gosto de ver os livros com os post-its. De ver que eles foram lidos e que têm coisas giras dentro deles :')


12. Quem tagueias?
Ai... Esta é a parte mais difícil, pois a maioria das pessoas já respondeu :s
Mas vou deixar aqueles que acho que ainda não responderam, e que eu adora ver as suas respostas :')
Eles, tal como no nr da pergunta, serão 12:

Sinfonia dos Livros
Efeito dos Livros
As Leituras do Corvo
Crónicas de uma Leitora
Na Companhia dos Livros
Devaneios da JoJo
The Booktarian
Bioquímica da Leitura
Fofocas Literárias
Mil Folhas
O Olhar da Marina 
The Fond Reader



Fico à espera de ver as vossas respostas! :D
Beijinhos**

11 comentários:

Vera Neves disse...

Respondido :D

Obrigada por me ter taggado!

nacompanhiadoslivros disse...

Olá Mafalda!
Antes de mais, bem vinda ao mundo dos bibliobloggers. Espero que, tal como eu, tenhas a melhor experiência dentro desta comunidade que, fora um stress ou outro, é muito porreira.
Quanto à Tag, obrigada pela nomeação. Eu já respondi a esta. No teu comentário no NCDL, eu deixo o link do post para que possas ler as minhas respostas.

Beijinho e boas leituras :)

Jojo disse...

Olá Mafalda acho que não respondi a esta TAG. Vou gravar em vídeo e obrigadaaa por me tagueares :D

Ana disse...

Olá!!
Muito obrigada por me tagueares Mafalda, e não ainda não respondi a esta TAG :p
Assim que a fizer, aviso-te!
Beijinhos! :D

Mafalda Alves disse...

Obrigada *-* fico à espera para ver :D
Beijinhos**

Mafalda Alves disse...

Uhhh ansiosa pelo video *-*
Beijinhos e de nada :D
Obrigada eu por responderes ;)

Mafalda Alves disse...

Obrigada eu por responder *-*

Mafalda Alves disse...

Oh, que querida, obrigada ^^
Vou ver :)
Beijinhos**

Mil Folhas disse...

Olá querida!
Vou fazer vídeo com a tag amanhã :D!
Beijocas

Mafalda Alves disse...

Olá!
Obrigada! :D vou ficar atenta ao youtube *-*
Beijinhos**

Bioquímica da leitura disse...

Olá, obrigada pela nomeação :)
Veio um pouco tarde mas aqui estão as minhas respostas http://bioquimicadaleitura.blogspot.pt/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html
Beijinhos e boas leituras