segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Eu dou-te o Sol - Opinião




A Minha Opinião

Este livro é qualquer coisa... Muita gente não gosta da Jude, mas eu consegui simpatizar com ambas as personagens. Gostei dos dois. Aliás, gostei de tudo! Este livro aquece-nos o coração :)
Ele conta-nos a história de 2 irmãos gémeos, que eram muito unidos e cúmplices. Mas, por causa de acontecimentos que se sucederam nas suas vidas, e dos segredos que isso implicou que guardassem, após 2 anos dessas coisas acontecerem, eles mal se fala. São como dois estranhos que moram na mesma casa.

Este livro é-nos apresentado perante o ponto de vista de ambos: temos o Noah, que nos conta a história quando eles tinha 13/14 anos, ou seja, quando eles eram muito unidos e quando algo acontece que destrói isso, e temos a Jude que nos conta a história no presente, quando eles têm 16 anos. E estes dois pontos de vista, digamos assim, vão-se intercalando ao longo do livro.
Eles falam-nos da relação entre ambos, das suas famílias, dos seus amigos, dos seus amores, dos seus sonhos, nas suas crenças, e no poder que alguns deles têm de "ver" os mortos. A Jude era muito ligada à sua avó, que lhe deixou uma "bíblia" como herança. Uma bíblia que ela adorava muito e ligava muito a ela, ao que nela estava escrita. Às suas superstições. E, aos poucos, vão-nos sendo reveladas as coisas, e vamos começando a juntar as peças, na tentativa de perceber o que se passou de tão grave para que um elo tão forte fosse destruído. 
A autora soube-nos prender bem. Foi sempre revelando um pouco, mas nunca revelando demais, deixando-nos sempre com curiosidade, na expectativa de, na próxima página, descobrirmos mais qualquer coisa.
E assim a leitura vai voando, sem nos aperceber-nos, tão embrenhados estamos na história. Tal é a nossa curiosidade para sabermos mais!

Uma coisa abordada neste livro e muito interessante é a arte. Este tema, quase nunca abordado em livros, neste livro deu um toque muito, mas muito especial. E ajuda-nos também a ver a arte com outros olhos e a compreendê-la.
Outra coisa muito interessante, é a capacidade que a Jandy Nelson teve de interligar as personagens. De fazer com que elas todas se conhecessem e de como acabavam todos por, em alguma altura, se cruzassem na vida uns dos outros. Como se as pessoas estivem destinadas a fazer parte das suas história.
O amor é o tema principal deste livro, pelo menos foi o que eu achei, e ele foi abordado de várias e diferentes formas, e foi abordado todo o tipo de amor. Entre amigos, entre irmãos, entre família e entre apaixonados.

Fiz imensas marcações neste livro. Não por ter frases extraordinárias (mas também tem algumas), mas por ter citações que nos tocam, que nos fazem reflectir nelas.

Terminei este livro de coração cheio!


Classificação: 5 estrelas - Adorei!




http://2.bp.blogspot.com/-IeA-XW5EKUk/VcEtZF5WMDI/AAAAAAAAKIU/dAJosYo_pIc/s1600/Eu%2BDou-te%2BO%2BSol.jpgEu Dou-te o Sol

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 336
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722355858
Preço: 16,90€ 







Sinopse
Jude e o sue irmão gémeo Noah são inseparáveis. Aos 13 anos, Noah é um jovem tímido e solitário que adora desenhar. Jude, pelo contrário, é extrovertida, tagarela e sociável. Três anos mais tarde, tudo se altera. Jude e Noah mal falam um com o outro. Um trágico aconteciemnto afetou os gémeos de forma dramática... Até que Jude conhece Guillermo Garcia na Escola das Artes, um escultor ousado e bem-parecido que vai ter um papel determinante na vida dos irmãos. O que os gémeos não sabem é que cada um deles conhece somente metade da história das suas vidas e, se conseguirem reaproximar-se, terão a oportunidade de reconstruir o mundo. Este livro fulgurante da aclamada e premiada autora , Jandy Nelson, deixará o leitor sem fôlego, com lágrimas nos olhos e um sorriso nos lábios... tudo ao mesmo tempo.



Próxima opinião no blog: 
Trono de Vidro, de Sarah J Maas


Beijinhos, 
Boas Leituras*

1 comentário:

C. disse...

Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros