segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Em Busca das Borboletas - Opinião

Olá!!
Finalmente, venho escrever uma opinião!
As coisas andam complicadas para cá vir, mas vamos lá a ver o que se arranja...

E hoje trago a opinião de dois livros que li em parceria com a Chiado Editora.





de Margarida Pizarro


Sim, hoje é uma opinião dupla, já que isto são 2 volumes da mesma história.
Vamos lá a isto? :)





Neste livro é-nos apresentada a Maria. A Maria é filha de emigrantes portugueses em Nova York e tem 2 grandes amigas, a Joan e Alicia. São as 3 mosqueteiras! :)

Este livro começa muito ao estilo O Diabo Veste Prada. Graças aos conhecimentos da sua amiga rica Alicia, ela consegue ir trabalhar para uma revista de moda, muito conceituada, onde ela também trabalha. Quando lá chega, encontra uma patroa mal humorada e tem acesso a um closet exclusivo. 
Faz-vos lembrar o filme, não faz? :)

E ao longo do livro temos imensas descrições das roupas usadas e combinações feitas e essas coisas. 
Ela tem imenso cuidado com aquilo que veste e tem perfeita consciência do quão gira e jeitosa é, e tenta tirar o maior proveito disso, mas de uma forma subtil, discreta e sexy ;)
Assim como muitas e muitas letras de músicas, porque a família dela tem uma relação especial com a música.
Ela é uma pessoa que tem sempre a melhor atitude e palavras na altura certa, e nas situações mais complicadas. Até soa a perfeição estranha. Muito segura de si, cheia de autoconfiança. E sim, isso é bom, mas estranho... e, apesar disto, é muito segura em relação aos seus sentimentos. 
Não podia ser perfeita, né? :b

E ela aparenta viver tudo demasiado intensamente e repentinamente. Acontece tudo muito rápido!
E nestas coisas repentinas, conheceu a sua alma gémea, o Dale :)

Apesar de ser uma leitura super leve, que se lê super rápido e sem nos cansarmos, não é uma escrita que nos faz sentir que estamos a viver o que lá se passa, mas sim, como se alguém nos estivesse a contar a história.
Uma história que gostei muito, por sinal :) Divertida, descontraída... ri-me muitas vezes! :D

E aquele final... meus amigos, comprem logo o II volume, porque vão precisar dele IMEDIATAMENTE! ;)

Classificação: 4✭ - gostei muito!





Vou-vos fazer uma confissão, triste, mas realista, apesar de, ao início estar a adorar, este livro desceu... Desceu porque a autora começou a prolongar muito as coisas, a meter demasiada lamechisse e perfeição, e a querer forçar demasiado o drama! Foi pena... Podia ter posto o drama de parte, ter resumido tudo, e ter feito um único livro, calhamaço, mas sem que desce-se.

Adoro a ligação que as personagens têm entre si, gosto da parte politica que foi aqui inseriada, e dos problemas do mediatismo. Porém "amor" para ali, "amiga" para ali, etc etc etc, frequentemente, enjoa. E torna-se repetitivo e cansativo.
E depois são só coisas de sonho a acontecer. A vida perfeita!! Em todos os aspectos!

E, no meio de tanta perfeição, a autora tentou inserir acontecimentos dramáticos, mas começaram a soar forçados. Que estava a dar acção à história. Uma acção forçada, apesar de até ter gostado dos acontecimentos.Leitur
Mas a forma mais superficial como as coisas acontecem mais para o final, mas sentida, foi bastante bem conseguida. Gostei bastante. E poderei ter feito um pouco do mesmo no resto. Não era necessário TANTA coisa!

A sensação de que é alguém que me está a contar a história manteve-se, infelizmente, mas a leitura fluída e nada cansativa, manteve-se. Rápida, leve e divertida :)

 Classificação: 3✭ - Gostei!


Resumindo, gostei bastante desta história, no geral. É bastante descontraída, divertida, sonhadora, fluída. Porém, acho que não havia necessidade de ser tão grande e de ter tanto drama. Mas é uma história que nos entra bem na mente e que custa a esquecer. Nisso, a autora trabalhou bem. Não são personagens que nos marcam, mas são personagens que ficam e por quem começamos a ganhar algum carinho.



Leitura feita com a parceria
Ver imagem original

1 comentário:

Tim disse...

fiquei com vontade de o ler